quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Fala Sério,Mãe!

Estou chegando de um Congresso ,em São Paulo ,onde foi discutido entre 120 psicólogos,professores e orientadores educacionais ,os problemas dos adolescentes e jovens e suas relações com os pais e com o mundo.Gostaria de dar uma pincelada(seria impossível escrever sobre tudo que vimos ,falamos e ouvimos) daquilo que foi discutido.
Desde que o mundo é mundo, os problemas dos adolescentes continuam o mesmo:insegurança,mania que ninguém o compreende (e não compreende mesmo),dificuldade de se expressar,complexos de diversas ordens: física(feinho,magrinha,altona,baixinho,gordinho,narigudo,cheio de espinhas,peituda,sem peito...) e de peronalidade:("o CDF",o "bagunceiro",o "nerd",o "burro",o "tímido", o" sem noção",o "filhinho da mamãe" etc.... )
Então,como se faz para lidar com esses jovens,como ajudá-los a enfrentar tantas dificuldades e pressões internas e externas?
Os pais precisam antes de mais nada,tentar se atualizarem,conhecer que tipo de problema pode estar atuando em seu filho,dialogar muito,de uma forma bem natural,tentando falar a mesma língua deles e não se colocar como "pais que sabem tudo",até porque não sabem mesmo,e talvez,até hoje não tenham resolvido os próprios problemas de suas juventudes.
Jamais pai e mãe devem dizer "Não" só por dizer,para mostrar autoridade.A compreensão e o respeito devem estar sempre acompanhando o "não".Eles têm o direito de saber dos medos,dos anseios e da insegurança que os pais,como seres humanos também possuem.Um dia toda essa tempestade se acalma, e quem sabe, vc vai até conseguir dar boas risadas junto com seus filhos,se conseguir ultrapassar com amor toda essa fase.
Não tenho a pretensão de dar uma fórmula secreta ou bula pronta para lidar com seu filho que está com problemas .Até porque cada caso é um caso e cada família é uma família,mas se cada pai e mãe estiverem munidos de muito amor,compreensão e desejo de acertar,por certo não faltarão meios para ajudar seu filho e de se ajudar também.
Quero recomendar,para quem tem filhos nas idades entre 12 a 18 anos os livros de Talhita Rebouças.Ela tem uma série de pequenos livros,com histórias de adolescentes,com sua linguagem própria e que despertam muito a atenção da meninada.Há uma série do "Fala sério",que pode ser apresentado a jovens de qualquer idade:"Fala Sério,Mãe",Fala Sério,Professor",Fala Sério,Amiga","Fala sério,Amor"! Existem outros ,fora da série que são muito intessantes também.Procurem na Internet que irão achar e poderão até comprar através de sites de venda.
Um abraço a todos e qualquer dúvida sobre o assunto,pode perguntar através do meu e-mail: m.alvim@globo.com