domingo, 7 de junho de 2009

Um dois...feijão com arroz


Como todo brasileiro de classe média, cresci sendo alimentada assim: arroz, feijão, verdurinha e carne. Claro que hoje em dia a alimentação, especialmente dos mais jovens, mudou muito (e nem se pode dizer que pra melhor), mas o feijão ainda é sabor presente e marcante.Conversávamos sobre isso no almoço de sábado na casa da minha irmã (sem feijão na mesa, mas com uma comidinha deliciosa!). Nove entre dez brasileiros que viveram a experiência de morar fora sentem falta desse gostinho. Eu mesma, que não como feijão todo dia, fico com vontade quando estamos longe de casa.Um singelo, porém honesto, feijãozinho com arroz feito em casa... tem coisa mais reconfortante?Pensando no feijão de cada dia, lembrei de um episódio daqueles bem long, long time ago...Desde que começamos a namorar, eu e o marido sempre curtimos comprar coisas de casa, sempre pensando que um dia teríamos a nossa casinha. E o marido, quando comprava algo novo dizia: "agora a gente já pode casar!" e a chata aqui respondia: "que mané casar que nada. A gente nem tem panela de pressão..."Até que um dia, ele chegou em casa com uma panela de pressão, comprada numa oferta das Lojas Americanas, e disse: "e agora, vamos casar?!"Em tempo: a panela já teve a válvula e a borracha trocadas , mas ainda funciona. E o feijão com ingrediente secreto do marido continua sendo o melhor do mundo...

6 comentários:

Lucia disse...

Eu morro de saudades de feijao, mas apesar de ja ter comprado varios saquinhos, nao tenho tempo de cozinha-los.

Todo mundo diz que eh facil, que isso e aquilo, mas eh o tempo que perco preparando e vigiando o feijao cozinhar que me faz nao ter tempo pra isso. Mas qdo da mt vontade... Ai tem que ser feito, rsrs, mas eh coisa rara la em casa.

Bjos

Jane disse...

Feijão fresquinho é bom demais... Aqui em Minas é comum o caldo de feijão, em São Paulo qd eu saia a noite pra comer alguma coisa, normalment era pizza, agora ja tenho o habito de tomar um caldinho de feijao.
Mt bom!!!

PS* Lucia não dá tanto trabalho e nem perde-se tanto tempo assim no preparo, né! Panela de pressão nele.

Bjs

Vênus disse...

Oi,Mari

Eu tb não troco o meu arroz com feijão por nada....claro que complemento comm batatinhas e um bife...Mmmm Nada melhor!

Ainda bem que vc voltou a postar..adoro eu Blog!
Bjs

Evandro Varella disse...

Aqui em BH só se come o feijão carioquinha (aquele marronzinho) o feijão preto só encontramos em dia de feijoada... a gente acostuma, mas dá uma saudade do arroz (branquinho) com o feijão (pretinho)... humm
Amanhã acho que vou fazer por aqui, rsss
Que bom que postou!
Bjs

Marcos Rittner - Author disse...

Morei 6 anos nos EUA e nunca deixei de fazer e curtir um bom feijao, temperado com cebola alho e toucinho. Qualquer esquina vende tudo!
Agora o melhor eh sempre a companhia para fazer e deliciar, qualquer comida. Gostei da musica do blog!

Mari disse...

Oi,mana

Só se for agora,pois lá em casa só era massa,lembra?Tutto bonna gente!
Mas,eu tb gosto de arroz com feijão...ainda mais quando o feijão é fresquinho e bem temperado...
Faz uma feijoada e pode me chamar..rs
bjus