domingo, 13 de junho de 2010

Vuvuzelas


A organização da Copa do Mundo na África do Sul está considerando proibir o uso das vuvuzelas dentro dos estádios por conta do barulho que os instrumentos fazem.
O presidente do comitê organizador do evento, Danny Jordaan, disse que recebeu queixas de profissionais que transmitem os jogos e até torcedores individuais nas arquibancadas.
O constante e estridente zumbido dos instrumentos tem abafado os tradicionais sons associados aos jogos de futebol, como os cânticos das torcidas.
Questionado pela BBC se a organização poderia proibir as vuvuzelas por conta disso, Jordaan disse que sim.
"Se tivermos algum fundamento para fazê-lo, sim", respondeu o organizador. "Já dissemos que se alguma vuvuzela for jogada no campo em um rompante de raiva, vamos tomar uma atitude."
Enxame gigantesco
O capitão do time francês, Patrice Evra, culpou o ruído das vuvuzelas - que tem sido comparado ao som de milhares de abelhas juntas - pelo desempenho insatisfatório do seu time na estreia contra o Uruguai na sexta-feira. O jogo terminou sem gols.
"Nós (os jogadores) não conseguimos nos comunicar em campo por causa das vuvuzelas", disse Evra.
"Não conseguimos dormir à noite por causa delas. As pessoas começam a tocá-las desde as 6h da manhã."
Jordaan admitiu que o barulho das vuvuzelas é irritante, mas afirmou que a organização tem tomado medidas para minimizar o seu efeito.
"Tentamos colocar alguma ordem na coisa. Pedimos que as vuvuzelas não sejam tocadas durante os hinos nacionais ou anúncios nos estádios. É difícil mas estamos tentando gerenciar da melhor maneira possível."
O coordenador disse que preferiria que os torcedores, em vez de tocar as vuvuzelas, cantassem.
"(Cantar) sempre gera um clima maravilhoso nos estádios", disse. "Nos dias da luta contra o apartheid nós cantávamos. Em toda a nossa história foi a nossa capacidade de cantar que nos inspirou e nos permitiu expressar nossas emoções."


Então,o que vc acha?As vuvuzelas atrapalham,são chatas ou expressam a alegria de um povo e devem ser aceitas numa boa?

3 comentários:

J.F. disse...

Oi, Mari.
Andei meio sumido da blogosfera, mas voltei. Que bom que você voltou, embora tenha ficado bem mais tempo sem postar. Mas, continue postando. Suas blogagens são muito boas de serem vistas.
Abração.

Otimos disse...

Vi só dizer obrigado pela deferência... pois há séculos não te visito e me vejo na lista de teus blogs visitáveis: sinto-me honrado...
Não prometerei retorno, mas acho q nao vou mais sumir

J.F. disse...

Oi, Mari.
Saudades das suas postagens.
Feliz Natal para você e os seus.
Abração